Temas de meditação para o ano inteiro &
Semana # 1: Co-criação da Nova Terra ao Serviço da Luz
Olá!
Comeando com o primeiro abaixo, oferecemos a cada semana um tema de meditação novo concebido para uma oportunidade para recapitular as chaves e conceitos essenciais para do despertar circulou durante um período de 8 anos, antes de 2012. Estes temas de meditação irá substituir a meditação focada que tenham sido regularmente emitidos desde abril de 2000 para os assinantes da lista do grupo global Meditação Foco.
O primeiro tema "Co-criação da Nova Terra ao Serviço da Luz" incluídas abaixo serão aplicáveis para este próximo domingo, 30 minutos de meditação de partida à hora habitual - 16:00 Tempo Universal / GMT (clique AQUI para descobrir o seu tempo correspondente local no inverno - para o hemisfério norte, e AQUI no verão - no hemisfério norte).
Você está convidado a participar de o Caminho Dourado da Luz comunhão de almas, que começa 30 minutos antes do início do Meditação Focada semanal. Como foi sugerido na Meditação Focadas #214: Caminhando para a Unidade da Consciência, "as almas que participaram regularmente nestas meditações globais focadas e em actividades semelhantes, terão, se assim escolherem, uma nova oportunidade de elevar as suas capacidades e aprofundar a sua habilidade para emergir num colectivo de almas e assim agregar conjuntamente e fundir a consciência de alma respectiva num grupo de consciência, que em breve será o elemento chave para a expansão futura da Unidade da Consciência global, agora a emergir na Terra." Portanto, essas duas meditações sucessivas têm a duração de uma hora, a primeira preparando você para o segundo, mas se você sentimos que este é muito tempo para você, em seguida, participar apenas para o segundo baseado no tema do Focus Meditação.
Temas de meditação para o ano inteiro
Voc vai encontrar AQUI os links para os 52 temas de meditação que têm sido amplamente difundidas na rede Web entre 2004-2011, adaptados ao contexto desta série especial de meditação semanal com foco em 2012. Você pode utilizar este material apenas como inspiração para refletir e contemplar, ou sempre que você sentir vontade de o rever, ou ainda para iniciar um processo intensivo para o despertar da consciência da alma através da utilização de cada tema sugerido como base para as suas meditações diárias, com foco num tema diferente a cada semana durante um ano.
O ideal é que consiga reservar um período de 30 minutos, pelo menos uma vez por semana, todos os domingos, à hora habitual, para atingir a um estado de meditação profunda utilizando a técnica ou método que melhor funcionar para si. Se você precisa de algumas dicas de como se pode chegar a esse estado, as instruções introdutórias abaixo podem ser-lhe úteis. Além disso, é recomendável que faça todos os dias uma pequena meditação de 10 a 15 minutos, para permitir que todos os pensamentos e sentimentos suscitados pela leitura diária de cada tema de meditação semanal se possam infiltrar na sua mente e estimular o processo de despertar que você, num determinado momento, possa estar a atravessar. Tente também prestar atenção durante o seu dia-a-dia a ideias ou sugestões vindas da alma, as quais resultam de uma maior e melhor compreensão e são estimuladas pela nova consciência. Sempre que notar que isso está a acontecer, feche os olhos, relaxe e deixe que tudo se infiltre em si.
Método Básico de Meditação
Muitos autores já marcaram o caminho que conduz ao despertar da consciência da nossa alma. Para uma melhor compreensão, pode explorar alguns dos inúmeros livros disponíveis sobre este vasto assunto. No entanto, devemos lembrar que é através da exploração da riqueza da nossa própria consciência de alma que podemos ter acesso à vastidão de conhecimentos decorrentes de experienciarmos em primeira mão tudo o que somos.
Muitas vezes há a tendência de colocar muita ênfase no conhecimento intelectual, o que pode criar um desequilíbrio na forma como percebemos a "realidade". É preferível encontrar algum equilíbrio entre o nosso mental e a nossa compreensão intuitiva sobre as coisas, e entre o raciocínio intelectual que espontaneamente vem do coração. Deve-se permitir poucos minutos de introspecção, reflexão e meditação a cada dia, num ambiente calmo, propício para essa actividade. Estes momentos irão fornecer-lhe uma oportunidade única de mergulhar nas profundezas da sua consciência, para encontrar respostas a qualquer dúvida que possa ter, e a inspiração e a força necessárias para continuar a progredir na sua jornada de alma.
Há inúmeras maneiras para relaxar e meditar. Aqui estão alguns dos principais passos, comuns à maioria das técnicas:
1. Progressivamente relaxe todos os músculos do corpo e deixe diminuir todas as tensões. Ter uma postura confortável, sentado, ajuda muito.
2. Sem qualquer esforço, deixe os pensamentos que vêm e vão, passar até que gradualmente se desvaneçam. Para alcançar um estado de tranquilidade consciente, pode-se em primeiro lugar manter a atenção totalmente focada na repetição de um mantra escolhido, observando-se voluntariamente a chama bruxuleante de uma vela ou os meandros de uma mandala, ouvir um som suave ou música, ou seguir atentamente o movimento da própria respiração, até ao ponto em que o monólogo interior do pensamento de uma pessoa é o silêncio. Permitindo que o foco consciente da pessoa passe para segundo plano, rompe-se lentamente com o que chama primeiro a atenção, e então, pode surgir a sensação de estar a sonhar acordado ou a de ter a cabeça nas nuvens, mas este é um estado de distanciamento com a actividade da mente, em profundo silêncio consciente.
3. Tente ficar longe de qualquer espaço e referências de tempo como: onde é, onde precisa ir, o que aconteceu ontem, o que deve ser feito amanhã, e confiantemente passar para o estágio seguinte, no qual as impressões intuitivas, as imagens e inspirações podem espontaneamente surgir a partir de uma consciência expandida da alma. Há uma distinção subtil, mas clara, que permite distinguir esse estado de alma dos pensamentos e sentimentos usuais do nosso ego e da nossa mente centrada e hiperactiva; a essência da verdade, para nós, é muitas vezes sentida como um desencadear de ondas de felicidade e formigueiro, geralmente associado a arrepios.
4. Passivamente observe e contemple todos os fenómenos, visões e novas ideias que vão surgindo, sem nenhuma reacção mental, mantendo o seu estado de alerta e distanciamento.
5. Finalmente, ao regressar à consciência normal, reflicta sobre o significado mais profundo do que foi experimentado e anote o que parece mais importante, ou fale sobre isso com alguém, para que se lembre e interiorize.
Outro ponto-chave útil é esforçar-se para permanecer plenamente consciente do seu contexto, sentimentos e impressões intuitivas, que podem surgir a qualquer momento durante o dia. Esta ancoragem da consciência no momento aqui e agora vai contribuir para diminuir a retenção das muitas ilusões ainda programadas em nós, as quais muitas vezes impedem uma percepção directa e sem distorções do que está ao nosso redor e o que na verdade está a acontecer. Isto irá criar um acesso permanente e instantâneo à Consciência Universal e habilitá-lo a guiar os seus pensamentos, palavras e acções, através da voz intuitiva e dos sussurros espontâneos que pode sentir.
Como certamente sabe, se já entrou num estado de meditação profunda após a leitura de um tema e definição de matérias, tais como a seguinte, a única maneira de realmente chegar a um sentido profundo e vibrante de Unidade, ao nível de alma, não é certamente tentar lembrar-se, enquanto medita, de tudo o que leu antes da meditação. Ter uma ideia geral é geralmente tudo que é necessário.
Finalmente, se gosta de ter uma música inspiradora de fundo enquanto medita, o álbum Angelic Music de Iasos, com duas músicas de aproximadamente 30 minutos cada, tem provado ser adaptado a este exercício espiritual. Uma dessas duas músicas, Angels of Comfort, está disponível em http://youtu.be/GT3RiHYqSUk. Nos momentos de meditação você pode ouvir qualquer tipo música que para si seja mais eficaz.
Então, quando a sua mente está em repouso e você está perfeitamente centrado na sua consciência de alma, você pode considerar que atingiu uma quietude perfeita da mente e uma consciência vibrante que melhor propícia o surgimento de um estado de meditação profunda, onde a voz suave da sua alma pode chegar à sua mente consciente e guiá-lo para Ser tudo o Que Você É.
Semana # 1: Co-criação da Nova Terra ao Serviço da Luz
Link e instruções para o versão áudio