Bookmark and Share

Vigília Espiritual para o Haiti


Olá,

Tendo em vista a extensão do prejuízo, o número elevado de feridos e o sofrimento humano extremo resultante do terramoto medonho que atingiu Port-Au-Prince, a capital do Haiti, esta terça-feira à tarde, sugere-se que todos demos apoio espiritual para ajudar os milhões de almas que lutam com estas condições difíceis, não apenas as que ainda estão vivas mas as que perderam a vida e ainda estão a vaguear, desorientadas e chocadas, no outro mundo, todas a necessitar de socorro espiritual e apoio amoroso, para que possam sentir que não foram deixadas sozinhas a enfrentar condições tão difíceis. Tal como todos os outros sobreviventes de desastres naturais semelhantes em todo o mundo, mas especialmente mais ainda devido à extrema pobreza e aos repetidos desafios stressantes que enfrentaram nos anos recentes devido a outras calamidades naturais, os nossos irmãos e irmãs Haitianos de todas as idades necessitam sentir especialmente agora que, apesar da situação crítica que estão a experimentar neste momento, dias melhores irão chegar em breve às suas terras devastadas porque os povos e as nações de todo o mundo estão a juntar-se numa exibição magnífica de solidariedade humana para prestar ajuda e cuidados médicos.

Por isso, vamos dedicar momentos de preces e meditações todos os dias, e até que a actual situação de caos e extremo sofrimento esteja significativamente reduzida, e jorrar sobre o Haiti a Luz do Amor e da compaixão e estender estas vibrações a todos e a cada um dos trabalhadores humanitários envolvidos aí e à volta do mundo para ajudar a aliviar o sofrimento dos Haitianos. Vamos também criar a visão colectiva de que os esforços e a ajuda internacional sejam dirigidos para a reconstrução a um nível mais alto de robustez das infra-estruturas físicas de Port-Au-Prince e do resto do país par transformar esta calamidade terrível numa oportunidade de erradicar a pobreza e o estado de subdesenvolvimento crónico do Haiti, e também providenciar ajuda para os traumas psíquicos de todas as crianças, mulheres e homens, mas também para as causas profundas de todas as formas de abusos e de antagonismos sociais que também tem feito parte, ao longo das décadas de tumulto e de sofrimento desde que o Haiti adquiriu independência política da França há 206 anos.

Por favor ajudem a difundir largamente este pedido de Vigília Espiritual para o Haiti ao maior número de pessoas possível. Bookmark and Share

Jean Hudon

Focus Group Facilitator
http://www.earthrainbownetwork.com/FocusArchives/home.htm

This translation has been done by Maria Luisa Vasconcelos (luisavasconcellos@hotmail.com) and is archived at http://www.earthrainbownetwork.com/FocusArchives/HaitiDutch.htm

The original English version of this Spiritual Vigil for Haiti is archived at http://www.EarthRainbowNetwork.com/FocusArchives/SpiritualVigilHaiti.htm

DESASTRES NATURAIS RECENTES NO HAITI

1963 - Furacão Flora

Mais de 8.000 pessoas morreram no sexto furacão tropical mais mortal do Atlântico.

1994 - Furacão Gordon

Cerca de 1.000 Haitianos foram soterrados pelos deslizamentos de lamas causados pela carência alargada de povoamento de árvores.

1998 - Furação Georges

400 vítimas e  80 porcento das colheitas destruídas.

2004 - Furacão Jeanne

Inundações causadas por pluviosidade superior a 13 polegadas mataram mais de 3.000 pessoas, principalmente em Gonaives.

2008 – Quatro grandes tempestades tropicais.

793 pessoas morreram, 310 desaparecidas e 593 feridas pelas investidas sucessivas da Tempoestade Tropical Fay e pelos Furacões  Gustav, Hanna e Ike. Cerca de 23.000 casas destruídas. As tempestades afectaram cerca de 800.000 Haitianos e destruíram cerca de 70% das colheitas do país. O prejuízo foi estimado em 1 bilião de dólares, que representa 5% do PNB de Haiti.

Nota: Há um conjunto de slides sobre o terramoto com 55 fotos confrangedoras HERE (Tem de rolar um pouco para encontrar no lado direito da página)



Haiti earthquake survivors await global aid effort (14 January 2010)
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/8458439.stm

Haiti's history of misery (13 January 2010)
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/8456728.stm

Haiti quake: The worst of places for a big tremor (13 January 2010)
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/8456233.stm

Haiti earthquake captured on security camera
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/8458342.stm

Country profile: Haiti
http://news.bbc.co.uk/2/hi/americas/country_profiles/1202772.stm

History of deadly earthquakes (13 January 2010)
http://news.bbc.co.uk/2/hi/in_depth/2059330.stm

Thousands feared dead, many trapped in Haiti
PM fears death toll above 100,000; food, water needed, aid worker says
http://www.msnbc.msn.com/id/34829978/ns/world_news-americas/?GT1=43001

Quake 35-times more powerful than atomic bomb
http://www.kgw.com/home/Major-quake-rocks-Haiti-81284947.html

Hundreds of thousands feared dead in Haiti
http://wsws.org/articles/2010/jan2010/hait-j14.shtml

Obama administration deporting 30,000 Haitians (20 February 2009)
http://wsws.org/articles/2009/feb2009/hait-f20.shtml

US halts deportations to Haiti (Jan 13, 2010)
http://www.newson6.com/Global/story.asp?S=11817830


If this e-mail has been forwarded to you and you wish to receive a monthly Meditation Focus and such occasional Peace Vigils (in English only), simply send an email to globalvisionary@earthrainbownetwork.com with "I want to receive the Meditation Focuses" in the subject field of your email.

For more information, please review the material posted by the Global Meditation Focus Group at http://www.earthrainbownetwork.com/FocusArchives/home.htm

YOUR ASSISTANCE IN NETWORKING THIS ON TO OTHERS WOULD BE GREATLY APPRECIATED